
Existem inúmeras notícias de conteúdo duvidoso espalhadas pela web e vez por outra encontramos em sites e páginas de redes sociais publicações falsas incluindo links, fotos e vídeos, além de muitas outras formas de enganar o leitor à respeito de algum conteúdo. Mas um aliado poderosíssimo chega para ajudar na erradicação dessas fraudes, a gigante de Mountain View, Google.
Atualmente, o Google classifica os resultados de busca conforme alguns critérios, como o número de links que direcionam até tal site, o tempo que os usuários passam nele e sua presença nas redes
sociais. Ou seja, basta que o conteúdo tenha um alto índice de compartilhamento para que seja considerado relevante pelos robôs do Google e suba posições na lista de resultados.
Uma equipe de engenheiros e pesquisadores do Google percebeu que o
algoritmo atual (chamado de PageRank) reflete apenas a popularidade do
site, e não a autenticidade do conteúdo da página. Um exemplo são os sites de fofocas que embora sejam
extremamente populares, eles não podem ser considerados absolutamente
confiáveis.
O novo algoritmo iria buscar informações no Knowledge Vault, um imenso banco de dados que o Google vem montando automaticamente, com 2,8 bilhões de fatos extraídos da
internet sobre o mundo, pessoas e objetos. Dos quais pode se avaliar a confiabilidade de 119 milhões de páginas na internet.
Ao comparar o conteúdo das páginas com o conteúdo da base de dados, a equipe de pesquisa acredita que o algoritmo
poderia dar uma nota a cada site, baseando-se na veracidade das informações. Ou seja, quanto mais fatos verdadeiros uma página mostrar, maior visibilidade ela terá nos resultados de busca.
Segundo o projeto, o novo algoritmo ainda está em fase de pesquisas e não existe previsão para sua implantação.
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